Endocrinologia e Metabologia em Petrolina
O check-up com o endocrinologista é um procedimento que envolve consultas e exames com o propósito de avaliar a saúde endócrina e metabólica do paciente. Essa avaliação abrangente é recomendada tanto para indivíduos saudáveis quanto para aqueles com histórico familiar de doenças ou condições diagnosticadas que exigem monitoramento contínuo.
O objetivo principal desse tipo de agendamento é identificar precocemente possíveis problemas hormonais ou metabólicos, permitindo intervenções adequadas para garantir a saúde geral do paciente. Além disso, inúmeras outras condições também podem ser investigadas e tratadas durante o check-up.
A periodicidade desse procedimento pode variar de acordo com a idade, histórico médico e fatores de risco individuais, sendo sempre indicado seguir as orientações do endocrinologista para a realização adequada do check-up.
O check-up com a endocrinologista, Dra Victória Alencar, tem como objetivo a detecção de doenças e condições antes mesmo que produzam sintomas, ou seja, o diagnóstico pré-clínico. Esse cuidado é essencial para manter e aprimorar a saúde, pois a avaliação propõe mudanças e adaptações nos hábitos de vida de forma personalizada e individualizada.
A realização dos exames possibilita identificar precocemente alterações indicativas de diversas doenças, como diabetes, distúrbios metabólicos, deficiências de vitaminas e minerais, hipertensão e certos tipos de câncer. O endocrinologista é um especialista altamente capacitado para realizar uma avaliação completa da saúde do paciente.
Antes de se especializar em Endocrinologia e Metabologia, o médico endocrinologista passa por uma formação em Clínica Médica, que abrange o atendimento de todas as doenças não cirúrgicas em adultos. Essa combinação de conhecimentos adquiridos nas duas formações proporciona ao endocrinologista uma visão abrangente da saúde, com um enfoque aprofundado no metabolismo, hormônios, micronutrientes, composição corporal e alterações clínicas.
Normalmente, o check-up com endocrinologista deve ser realizado 1 vez por ano.
No entanto, em indivíduos com algumas doenças específicas, esse intervalo deve ser individualizado, com reavaliações em intervalos de tempo menores.
Algumas alterações endocrinológicas e metabólicas exigem um acompanhamento mais próximo para um adequado controle, esse intervalo deve ser individualizado para cada paciente.
Pacientes em tratamento medicamentoso para sobrepeso e obesidade - As consultas, inicialmente, são realizadas a cada 1 a 3 meses, com espaçamento do intervalo conforme a evolução dos resultados.
Pacientes com hipotireoidismo e hipertireoidismo - Até o ajuste da função tireoidiana a reavaliação ocorre a cada 1 a 2 meses. Após a regularização da função tireoidiana, o intervalo pode se estender para 6 a 12 meses.
Pacientes com nódulos de tireoide - Reavaliação com ultrassonografia de tireoide a cada 6 a 12 meses (depende de cada caso).
Pacientes com câncer de tireoide - Nos primeiros anos após o diagnóstico do câncer de tireoide, são necessárias reavaliações frequentes, em intervalos de 3 a 4 meses.
Após o primeiro ano de tratamento, aqueles pacientes que não mostram evidência de recidiva do tumor passam a fazer consultas de seguimento a cada 6 -12 meses.
Entretanto, para pacientes com metástase, geralmente, o seguimento é de 3 em 3 meses.
Pacientes em tratamento para diabetes - As consultas são realizadas entre 3 a 6 meses.
Em quadros onde as glicemias estão muito elevadas, reavaliações em intervalos menores fazem-se necessárias.
Pacientes com alterações do colesterol e triglicerídeos - Intervalos de 3 a 6 meses.
Pacientes pós cirurgia bariátrica - No primeiro ano após a cirurgia, as reavaliações ocorrem a cada 2 a 4 meses e, após o primeiro ano, seguimos a cada 6 meses.